Passos para o Planejamento da Escrita
- Marion Vaz
- há 11 minutos
- 1 min de leitura

Uma boa pesquisa é o primeiro passo para a criação de um texto de qualidade. Mesmo que pareça cansativo, é indispensável.
O segundo passo é a disposição das ideias para chamar a atenção logo na introdução do assunto. Tem que ser criativo para incentivar o leitor a dar continuidade a leitura. É possível que enquanto você escreve, perceba algo que precisa ser melhorado. Fique atento.
As etapas do planejamento da escrita podem ser organizadas da seguinte forma:
Definir o tema;
Definir o público-alvo;
Pesquisar sobre o tópico escolhido;
Definir o gênero literário;
Elaborar estratégia argumentativa;
Criação de um “corpo” para o texto, ou seja, um rascunho.
Escrever um bom texto demanda tempo para elaborar, pesquisar sobre o assunto e pensar no melhor meio de abordar cada um dos temas pré-selecionados. E este é o melhor caminho.
O ideal é usar palavras curtas, sinônimos e ser o mais específico possível. Palavras muito rebuscadas tendem a cansar o leitor.
A repetição de palavras e assuntos que já foram mencionados torna a leitura de um livro ou texto cansativa. Mas existem aqueles conceitos que precisam ser enfatizados.
O escritor tem essa responsabilidade de traduzir os sentimentos e ações que vão, à medida que a leitura segue, transformando, ensinando, moldando os pensamentos do leitor.
Se preferir pode usar a palavra “você” para dar aquela sensação de exclusividade. O leitor precisa se sentir importante e que aquele conteúdo foi pensado e escrito para ele.
Esta conexão vai além das páginas do livro, ela se estende até as redes sociais com retornos positivos.
_edited.jpg)








Comentários