top of page

Os Dez Mandamentos da Escrita



1º - Escreva todos os dias. Não espere um momento propício, um fim de tarde com aquela brisa entrando pela janela. Um momento de silêncio, nostálgico ou qualquer outra coisa que seja favorável. Não. Crie uma rotina e mantenha o foco no tema escolhido.


2º - Desenvolva o tema, mas refaça o texto se for preciso, tenha pulso forte e se conscientize que você precisa melhorar.


3º - Pesquise boas referências sobre o assunto que quer explorar, acrescente informação relevante, fuja do óbvio.


4º - Seja autêntico. Não procure se parecer com outro autor, nem mesmo aquele que te inspirou a escrever. Você tem o seu próprio estilo literário.


5º - Livre-se da culpa. Você tem liberdade para escrever, criar personagens, locais, padrões de comportamentos, pode pincelar o céu da cor que quiser, pode dar vida às árvores ou voltar no tempo. É a criatividade que manda.


6º - Não esqueça de revisar. A obra tem erros, tem lacunas, assuntos fragmentados, elimine os excessos, reescreva parágrafos. Ninguém pode te recriminar por desejar a perfeição.


7º - Faça pausas durante a produção do conteúdo. A mente também precisa descansar para as ideias se organizarem.


8º - Evite palavras complexas no texto online, linguagem robótica ou confusas. O leitor tem pressa de assimilar a informação.


9º - Domine o ambiente digital criando uma rede de relacionamentos com os seus leitores.


10º - Saiba aceitar feedback positivo ou negativo e tirar proveito das críticas.






IMG_7571.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Eu queria mudar o mundo, então comecei a escrever!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page