Qual o inimigo comum do seu público alvo?
- Marion Vaz
- 12 de out.
- 2 min de leitura

Já definimos que o escritor precisa entender as necessidades do seu público alvo. Ele deve detectar tais carências e preferências através de perguntas e respostas que podem ser usadas num determinado texto.
Ao longo do tempo e através dos temas, o público alvo vai se definindo e se posicionando, de maneira que o escritor tenha mais detalhes sobre quem lê seus artigos ou livros.
É importante que, em cada tema abordado, o escritor insira alguma característica a fim de definir o inimigo comum entre os leitores. Por exemplo:
Ao jogar a “culpa” do problema em algo, dê preferência a uma ideia ou instituição (evite pessoas), você tira o peso dos ombros do seu cliente ou leitor. Este gatilho mental incentiva a pessoa a tomar decisões, a agir.
É de conhecimento público que todos os negócios, de todos os nichos, agregam inimigos em comum. E dependendo da área que cada um atua, esse “inimigo" pode variar, mas tem sempre um vilão na história.
Na área da saúde, com certeza é a indústria alimentícia. Se o problema for financeiro, o banco é o primeiro vilão da lista. Na área médica, o Sistema de Saúde. E qual o vilão que seus leitores enfrentam diariamente?
No instante que o escritor reconhece o vilão, o inimigo comum, estabelece uma ligação emocional e ele passa de um estranho para um aliado. A partir daí, dessa amizade, é preciso compartilhar sentimentos, valores e soluções.
Cada leitor faz parte de uma comunidade digital. O líder é aquele que atrai os outros com suas ideias, cria mudanças, resolve problemas e coloca as pessoas na direção certa.
Tudo isso pode ser feito através dos textos que você expõe, nos quais algumas indagações servem de motivação ou reflexão a respeito de um determinado tema.
_edited.jpg)








Comentários