Os cinco objetivos de um texto
- Marion Vaz
- há 53 minutos
- 1 min de leitura

Ao escrever um texto o escritor já determina os objetivos que deseja alcançar ao repassar uma informação ao leitor. Na maioria das vezes, o próprio título já indica o assunto a ser tratado. De forma clara e objetiva o tema vai evoluindo e o texto adquire aquela bela estrutura que capta a atenção do leitor
A rotina do escritor envolve pesquisa, elaboração de temas e anexar o conteúdo em cada parágrafo a fim de aprofundar o assunto. No caso de um romance ou poema, ele simplesmente deixa a imaginação fluir enquanto digita cada tecla.
As cinco finalidades textuais abaixo estão diretamente ligados ao leitor e suas emoções:
Informativa: Fornecer dados, fatos e conhecimentos sobre um assunto.
Persuasiva: Influenciar o leitor a mudanças de comportamento ou adquirir um produto.
Entretenimento: Proporcionar diversão, emoção ou realização de um sonho.
Narrativa: Contar uma história real ou fictícia.
Dissertativa: Apresentar um ponto de vista e defendê-lo com argumentos.
O escritor tem essa responsabilidade de traduzir os sentimentos e ações que vão, à medida que a leitura segue, transformando, ensinando, moldando os pensamentos do leitor. A mensagem do texto pode ter objetivos relevantes como inspirar, persuadir, encantar ou “travar batalhas” e romper padrões.
E tudo depende da dedicação, criatividade e da capacidade que o escritor tem de gerar ideias, soluções ou promover experiências que emocionam o leitor.
E conectar ideias não se limita apenas ao conhecimento técnico da construção textual, tem que ter conexão com o seu eu, os sentimentos e sua vivência.
Comentários