O poder comunicativo das Palavras
- Marion Vaz
- 19 de abr.
- 1 min de leitura

"Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas,
senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira".
Carlos Drummond de Andrade
O que se entende por escrever bem? Simples: “É desenvolver um assunto valorizando as formas breves e simples, que atingem com mais eficiência o leitor”.
E cada texto tem o seu objetivo. Ele precisa mover o leitor a agir de alguma forma, seja por pensar no tema proposto ou pesquisar mais sobre o assunto.
Não basta dar um ponto final no texto e se sentir bem por cumprir sua missão. O escritor tem deveres para o seu público alvo.
Drummond insiste nessa forma que o escritor tem de ver as coisas por um ângulo específico. E a partir daí repassar a informação para o leitor. Observar, entender, avaliar e só então digitar as primeiras linhas.
O processo de criação de um texto pode ser demorado até o escritor encontrar sua linha de raciocínio e pôr em ordem os detalhes. A criatividade se destaca por vezes, por outras… precisa de tempo.
Então, pense fora da caixa, observe as necessidades do leitor, encare as dificuldades como um método de evoluir a técnica da escrita. Não somos IA. Precisamos de hábitos saudáveis, ambiente adequado, ler, pesquisar, anotar e revisar e só depois publicar.
Mas, o texto é fiel aquilo que o escritor idealizou em sua mente? A proposta do tema retrata o que está no coração do autor?
O poder comunicativo das palavras está no fato dela ser entendida a partir de uma frase, um pensamento, um bom texto, um livro.
Comments