Isso é mais difícil do que pensei…
- Marion Vaz
- 14 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias

A ideia está flutuando na mente, mas as mãos estão lentas para digitar. O tema parecia fácil de ser elaborado, mas o dia está improdutivo. Às vezes, o escritor ingênuo cai nesta armadilha e o texto não passa da primeira linha.
O principal objetivo da linguagem é comunicar. Seja através de um texto no site, um artigo no jornal ou um simples post nas redes sociais. O leitor precisa entender e apreciar a exposição dos fatos.
E isso é mais difícil do que parece: transmitir informação, ideias ou sentimentos. Comunicar vem do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar" ou "trocar". O escritor precisa estabelecer uma ligação entre ele e o leitor.
Esta linguagem verbal escrita, seja online ou livro físico, em que você expressa não são palavras ao vento. Ela tem um destino, um coração que precisa de sonhos, alguém que vai suspirar a cada pausa. E sim, escrever é uma atividade desafiadora.
A comunicação estreita relacionamentos, estabelece conexões no trabalho, na vida e é fundamental para a interação de grupos e cooperação mútua. Mas para que isso aconteça precisamos transmitir uma ideia de forma coletiva, de maneira a torná-la "comum" a outras pessoas.
Mas imagine que você não conhece de fato as pessoas que vão se interessar pelo seu texto, compartilhar, enaltecer e mesmo assim, vocês vão fortalecer um vínculo. E relacionamentos saudáveis começam com confiança.
Um conselho prático é ler mais, sem desculpas. Pare de lutar com as palavras e faça as pazes com o seu dom. Pratique a escrita todos os dias e deixe a criatividade falar mais alto.
O universo literário se expande a cada dia. Novos e experientes escritores se “esbarram” em congressos, palestras e bienais da vida, trocando ideias e estratégias com o mesmo objetivo: agradar o leitor.
Comentários