IA - Benefícios e Riscos
- Marion Vaz
- 3 de mar.
- 2 min de leitura

O Point não poderia deixar de avaliar esse novo sistema de produção de texto. Confesso que ainda não experimentei o Chat GPT, mas me preocupa que muitos dos novos sites anunciam que escrevem um livro pra você em uma hora por 50 reais.
Não vou desmerecer o trabalho de ninguém ou julgar quem apressa o processo de elaboração da escrita. Mas, para o escritor que passou a vida toda em frente a tela do computador (e antigamente na máquina de escrever), esse novo processo até assusta.
É interessante notar que tal recurso pode ser benéfico em alguns casos e outros não. E sim você pode utilizar dele para obter informações para um tema, um post, uma ideia de livro. Muitos autores já passaram da fase de resistência a esta novidade e estão produzindo material.
A ferramenta pode ser usada como um tipo de apoio para superar o bloqueio criativo. Mas é importante entender que a IA não substitui a essência da criatividade humana e a percepção do autor.
Ela traz certos benefícios: inspiração, feedback, correções gramaticais, uso de palavras sinônimas, gestão de tarefas, além de oferecer sugestões de temas, tópicos ou até mesmo expandir uma ideia já existente.
A IA também acelera o processo de pesquisa, ajudando o escritor a economizar tempo. Mas seja criterioso para checar as informações entregues em fontes alternativas como a Google. E não confie demais na Inteligência artificial, deixando que ela escreva todo o conteúdo textual.
Embora seja uma novidade, escrever é mais do que juntar palavras. Eu sempre defendo que o texto precisa transmitir informação, mas também emoção. Ele é fruto da experiência e vivência do escritor.
O uso excessivo do Chat GPT pode levar à dependência da IA, limitando a criatividade e autenticidade do autor. O mercado literário já está abarrotado de obras de diversos temas e categorias. A tendência é que a IA amplie as expectativas.
Não podemos deter o avanço da tecnologia e a crescente presença da Inteligência Artificial em nosso cotidiano, mas devemos impor limites a nós mesmos para sermos capazes de criar, renovar, adequar ideias e temas e oferecer um texto de qualidade aos leitores.
Acreditamos que a IA pode tornar sua jornada como autor mais simples e eficiente, mas, a dica é: utilize com moderação.
Comentários