Código E 3
- Marion Vaz
- 20 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

Educar, emocionar e engatilhar representa basicamente as funções do texto, O primeiro código trabalha a mente, o intelecto e com certeza a maioria dos escritores domina essa área. Cada texto que lemos tem uma informação importante a respeito do assunto ou tema que estamos investigando. Este também é o principal objetivo de um texto: trazer conhecimento, esclarecer fatos ou abordar opiniões.
O interessante deste primeiro código é a facilidade de se obter as informações para transmitir a mensagem, utilizando as técnicas da construção textual.
O segundo código vai exigir um pouco mais de talento para agradar, emocionar e entreter o leitor. É preciso transformar pensamentos em sentimentos, nutrindo a curiosidade de maneira que um simples relato seja lido como uma grande história.
Cada leitor tem um grau de sensibilidade para determinados assuntos e chegar ao coração vai muito além da técnica, da abordagem e métodos de persuasão. É preciso criar uma conexão forte. Ao se identificar com as situações inseridas no texto, o leitor pode ter uma experiência agradável e estimulante.
O terceiro código de comando é aquele que direciona a ação. Para tomadas de decisões, seja de atitudes ou aquisição de materiais, o leitor precisa estar convicto dos riscos e benefícios. As pessoas estão cansadas de textos repetitivos e sem graça e o famoso "mais do mesmo".
Um texto com conteúdo relevante se utiliza de gatilhos mentais que vão influenciar o leitor. É preciso ter responsabilidade ao engatilhar valores e conceitos que serão a base para tomadas de decisões.
Os 3 E’s trabalham em conjunto, são parceiros no engajamento quando são inseridos no texto em prol de um objetivo comum: informar, agradar e influenciar ações.
_edited.jpg)








Comentários