12 passos da jornada de um escritor
- Marion Vaz
- 30 de jun.
- 2 min de leitura

O primeiro passo é ter consciência do problema que o tema escolhido envolve. O escritor precisa pesquisar os fatos e pensar na sua Persona e como abordar o assunto.
Existe uma solução, um desfecho para qualquer problema. Pode ser um lugar, uma atitude, uma pessoa que o leitor precisa recorrer.
O escritor decide se vai fazer parte do problema ou da solução. Pode pedir ajuda, pesquisar, elaborar outros textos, fazer parte de um debate caso o texto publicado gere uma polêmica.
O escritor precisa ter uma marca, uma identidade, algo que defina seu pensamento no mundo literário. Seus textos, livros ou posts vão estar presentes no dia a dia do leitor.
Em algum momento ele vai questionar a qualidade do seu trabalho, sua capacidade de liderar, de enfrentar os desafios da autopublicação, de assimilar as críticas. A mente precisa descansar e o corpo de atividades.
Quanto percebe que não pode fazer tudo sozinho, alguns autores buscam aliados: revisor, editor, mentores e pessoas do ramo da produção editorial.
Pode ser que um determinado projeto não dê o resultado esperado. Hora de recuar, de enfrentar a realidade e modificar um manuscrito, de avaliar ou até mesmo engavetar o original por algum tempo.
O escritor precisa renascer, mostrar maturidade, repaginar o herói da literatura. Com um olhar renovador pode mudar de estratégia e seguir em frente.
Aquele que enfrenta os dilemas na produção textual, uma rotina complexa, nem sempre tem o apoio de todos. Então, precisa defender seus ideais.
Novos desafios surgem a cada instante, milhares de escritores disputam a atenção dos leitores com seus textos online. Ganhos e perdas, conflitos internos: “ser ou não ser, eis a questão…”
Desistir não é mais uma opção, o escritor precisa vivenciar todos os seus medos, todos os seus valores, ter controle absoluto da sua marca, do seu projeto.
A ressurreição de um escritor, um ser humano capaz de entender, de sentir emoções, de respirar profundamente nas horas de lazer, mas de lutar por cada verdade que seu texto revela.
Comentários